Vestas e DHL firmam parceria para exportação de pás eólicas no Brasil

postado em: Noticias | 0

Equipamentos de grandes dimensões e que exigem cuidados especiais serão movimentados a partir da fábrica da Aeris, localizada a 17 km de Fortaleza, até o Porto de Pecém (CE)

A DHL Global Forwarding, divisão do Deutsche Post DHL Group especializada em agenciamento de cargas, foi escolhida novamente pela Vestas para gerir um novo projeto de transporte de pás eólicas no Ceará. Durante todo este ano, serão movimentadas centenas de pás a partir da fábrica da Aeris, localizada a 17 km de Fortaleza, até o Porto de Pecém (CE).

Além do elevado valor, esses equipamentos são compridos e pesam muitas toneladas, podendo sofrer avarias imperceptíveis externamente, o que exige um planejamento operacional especializado, que observe as restrições de circulação e monitore o movimento do trânsito. Em 2018, a DHL realizou o transporte de cerca de 600 pás com excelência.

O projeto atual abrange o pré-planejamento em Pecém, o transporte rodoviário, a recepção das pás na área de guarda, posicionamento no solo, armazenagem para procedimentos alfandegários, desembaraço aduaneiro, carregamento das pás no caminhão e transporte até embarcação.

Cláudio Ramos, diretor de Projetos Industriais da DHL Global Forwarding Brasil, afirma que, se o transporte de uma pá já é delicado, a experiência no plural tende a ser muito mais desafiadora. “Multiplique isso por centenas e temos a real dimensão da relevância deste projeto. Temos que ter um procedimento cuidadoso e detalhado da movimentação individual e uma coordenação precisa da operação como um todo, a fim de manter a eficiência, os prazos e as condições que o cliente necessita. Tudo isso dentro de nossa política de dano zero, ou seja, sem avarias”, explicou.

Com grande experiência, nacional e internacional, no transporte de cargas ultrapesadas e sobredimensionadas, a DHL montou uma solução envolvendo uma carreta especial extensível e guindastes especiais. No trajeto do transporte das pás da fábrica até o porto, há um desvio, o que dificultou ainda mais o trabalho realizado.

O executivo da DHL ressaltou ainda que o mercado de energia eólica no Brasil vem crescendo, com a formação de novos parques geradores e cadeia de fornecedores. “Com isso, cria-se também um mercado logístico especializado com grandes oportunidades. A DHL é o player mais experiente nesta área, contanto com equipe especializada, processos e sistemas necessários, além de suporte internacional”, declarou Ramos.