A capacidade instalada em energia renovável no Reino Unido ultrapassou a de geração com combustíveis fósseis como gás e carvão pela primeira vez, apontou um relatório.
O Reino Unido pretende elevar a produção com renováveis e fechar todas suas usinas de geração a carvão até 2025, como parte de seus esforços para atingir metas climáticas.
A capacidade instalada disponível em geração renovável, com eólicas, usinas solares e de biomassa, atingiu 42 gigawatts no Reino Unido neste ano.
A marca ultrapassou os 40,6 gigawatts disponíveis de geração com combustíveis fósseis, segundo estudos do Imperial College London encomendados pela geradora Drax Electric Insights.
“Um terço da capacidade de geração com combustíveis fósseis foi encerrada ao longo dos últimos cinco anos —enquanto a capacidade eólica, solar, de biomassa, hidrelétrica e de outras renováveis triplicou”, afirmou o estudo.
A capacidade em renováveis do Reino Unido foi impulsionada neste ano com a entrada em operação de uma série de usinas eólicas em alto-mar (offshore), incluindo a maior usina eólica offshore do mundo, Walney Extension, com 660 megawatts em potência instalada.
O Reino Unido tem agora mais de 20 gigawatts em capacidade eólica, 13 gigawatts solares e 3,2 gigawatts em usinas a biomassa, segundo o relatório.
Fonte: Reuters (Brazil Modal)