Empresa lança recursos para digitalização do sistema elétrico de transmissão
A automação e o controle das redes de transmissão de energia passam, segundo a Furukawa, também pela infraestrutura física. Daí a aposta da fabricante japonesa em novos cabos ópticos e em rádios digitais para aplicação nas concessionárias de transmissão. As novidades devem ser mostradas no Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (SNPTEE), evento promovido pelo CIGRÉ-Brasil e que acontece nessa semana em Belo Horizonte (acaba dia 13, quinta).
Uma das inovações é a linha de cabos OPDC, sigla para Optical Distribution Cable ou cabo de distribuição óptica. São cabos metálicos com fibra óptica no interior, o que permite conduzir energia elétrica e, ao mesmo tempo, fazer a transmissão de dados em banda larga. “É uma solução indicada para atender à tendência de convergência das linhas de transmissão e redes de distribuição de energia elétrica com a fibra óptica, utilizada pelos sistemas de automação e controle dessas redes”, afirma José de Oliveira Tunisi, gerente comercial da Furukawa.
Segundo ele, o portfólio da companhia inclui diferentes aplicações de cabos OPDC (neutro, mensageiro e condutores fase), além de acessórios, para redes de distribuição de energia elétrica e, ainda, OPDC fase para linhas de transmissão. Nas linhas de transmissão existentes, os cabos OPDC também podem ser instalados abaixo dos condutores fase, como alternativa aos cabos de longos vãos, os ADSS (All-Dielectric Self-Supporting), que são mais vulneráveis ao rompimento (causado principalmente por linhas de pipa com cerol) e a outros fatores de desgaste.
Rádios ponto-multiponto para aplicações de smart grid e IoT
A empresa também é a principal fornecedora de cabos OPGW (Optical Ground Wire) para novas linhas de transmissão do país. “Fomos pioneiros nessa área e hoje oferecemos vários modelos de cabos OPGW, utilizados pelas principais concessionárias do setor elétrico”, enfatiza Oliveira.
Ele destaca, ainda, a nova linha de soluções wireless da empresa, que inclui modelos de rádios digitais indicados para aplicações em linhas de transmissão de energia. Um deles é o modelo Triband, solução ponto a ponto e ponto-multiponto que integra três rádios simultâneos com frequências livres (2,4, 5 e 60 GHz), o que aumenta significativamente o desempenho e a confiabilidade.
Outra novidade, em desenvolvimento pela Furukawa, é o rádio ponto-multiponto padrão LTE (licenciado no 3GPP release 14) que opera na faixa de 250 MHz. Com lançamento previsto para o primeiro trimestre de 2020, o produto é indicado para a implantação de redes móveis privadas, em aplicações de smart grid e Internet das Coisas (IoT).
Fonte: Furukawa.