Nordex, uma das maiores fabricantes de turbinas eólicas do mundo, fatura contrato milionário da brasileira AES para fabricar e instalar 55 turbinas para usina de energia eólica no Rio Grande do Norte

postado em: Noticias | 0

Energia eólica: Nordex, a líder em produção de turbinas para usina eólica, vai fornecer à AES Brasil 55 turbinas N163/5.X, da série Delta4000

A AES Brasil contratou a multinacional alemã Nordex para fabricar e instalar 55 turbinas N163/5.X para a usina eólica do parque Cajuína, de 313,5 MW. O contrato também inclui o serviço das turbinas ao longo do período de cinco anos, com diversas opções de extensão de até 20 anos

O projeto está localizado a 100 quilômetros a oeste da cidade de Natal, no estado do Rio Grande do Norte. O local tem velocidades médias constantes de vento em torno de 9,2 m/s e um fator de alta capacidade.

O início das instalações das turbinas, que serão entregues em um modo operacional específico do projeto de 5,7 MW, está previsto para o verão de 2022.

O Grupo Nordex fabricará as turbinas, incluindo lâminas de rotor e as torres de concreto de 120 metros de altura no país, após recentemente alcançar a conformidade com a Finame.

Pá eólica gigante de 80 metros fabricada pela Aeris Energy para a Nordex — uma das maiores fabricantes de turbinas eólicas do mundo – embarca no Porto do Pecém rumo à Europa

O Complexo portuário do Pecém, no Ceará, comemora o recorde de embarque de uma pá eólica gigante de 80,1 metros para a alemã Nordex — uma das maiores fabricantes de turbinas de energia eólica do mundo!

É impressionante o tamanho da pá eólica (ou hélice) fabricada pela Aeris Energy para a Nordex. O embarque da primeira unidade desse gigante — a maior pá eólica já produzida no hemisfério sul – contou com uma operação especializada. Os mais de 80 metros de comprimento exigiram o envolvimento de diversos profissionais, desde a fabricação até o transporte para o Porto do Pecém, no Ceará.

Turbinas sem pás da Vortex podem revolucionar usinas eólicas e mudar o mundo da energia renovável

Vortex Bladeless, uma start-up tecnológica com sede na Espanha, está desenvolvendo turbinas de energia eólica que não necessitam de pás (ou hélices). Um dos objetivos é que se consiga utilizar essas turbinas em espaços urbanos e residenciais, onde o impacto de parques ecológicos fosse demasiado grande. Parecida com um “canudo gigante”, segundo seus criadores, ela veio para mudar o mundo da energia renovável.

Turbinas sem pás (ou hélices) podem ser o futuro da energia eólica e da energia renovável. A Vortex Bladeless afirma que a turbina não é um perigo para os padrões de migração de aves ou para a vida selvagem, especialmente se utilizada em ambientes urbanos. Adicionalmente, afirma que o ruído criado seria numa frequência praticamente indetectável para os seres humanos.

Fonte: https://clickpetroleoegas.com.br/ por 24-06-2021 08:18:07 em Indústria e Construção Civil