Megaprojeto de rede de transmissão avança no Norte do Brasil

postado em: Noticias | 0

Novo Estado, da Sterlite Power terá 4 mil torres e mais de 1,8 mil km de linhas no Pará e Tocantins

Considerado um dos grandes projetos de implantação de infraestrutura de energia elétrica no país, o Novo Estado deu mais um passo. Agora a Sterlite Power, dona do empreendimento, conseguiu a licença prévia para a ativação da linha que atravessa os estados do Pará e Tocantins. No total, a rede terá pouco mais de 1,8 mil km de extensão, com a instalação de 32 mil km de cabos em cerca de 4 mil torres de alta tensão.

A licença prévia emitida pelo Ibama já tinha sido concedida na fase preliminar de planejamento e foi confirmada agora – menos de um ano desde a assinatura da concessão. A aprovação inclui a “localização e concepção do projeto, atestando sua viabilidade ambiental e estabelecendo os requisitos básicos e condicionantes a serem atendidos nas próximas fases de sua implementação”, segundo comunicado da Sterlite.

Em termos de interligação, o Novo Estado vai contribuir para a expansão das interligações Norte-Sudeste e Norte-Nordeste, além de parte do escoamento de energia da UHE Belo Monte. A geração de empregos é outro dado importante: estima-se 5.500 (início do projeto) a 8.000 (no auge da operação) postos de trabalho em várias cidades. Em Curinópolis, por exemplo, onde será construída uma das subestações, estima-se a abertura de mais de mil posições de trabalho.

“Estamos felizes em avançar mais essa etapa do projeto. Conseguimos a licença em cerca de 7 meses, desde que protocolamos o pedido em julho de 2018. Esse é um prazo bom e mostra que temos um projeto consistente em desenvolvimento, com o endosso dos órgãos responsáveis”, disse Rui Chammas, CEO Brasil da Sterlite Power. De acordo com ele, o próximo passo é apresentar as respostas das condicionantes ambientais e solicitar a Licença de Instalação, que permite o início das obras no local.

 

FONTE: InfraRoi