Em dez anos, Neoenergia investiu R$ 500 milhões em projetos sociais

postado em: Noticias | 0

Na última terça-feira, 16 de julho, a diretora-presidente adjunta da companhia, Solange Ribeiro, participou do “SDGs in Brazil – The Role of the Private Sector”, evento do Pacto Global da ONU, realizado em Nova Iorque

De 2008 a 2018, a Neoenergia investiu R$ 500 milhões em projetos sociais. Desse total, R$ 51 milhões foram destinados as ações na área de educação. Os outros R$ 448 milhões tiveram como foco os projetos baixa renda – que resultaram na redução em 538 GWh anual de consumo de energia, o equivalente ao uso mensal de mais de 4,9 milhões de residências brasileiras.
Na última terça-feira, 16 de julho, a diretora-presidente adjunta da Neoenergia, Solange Ribeiro, participou do “SDGs in Brazil – The Role of the Private Sector”, evento do Pacto Global da ONU, realizado em Nova Iorque e cujo foco consiste em mostrar ações de empresas voltadas para atender aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
A executiva apresentou iniciativas do Programa de Eficiência Energética (PEE) com foco na multiplicação de informação entre estudantes, como os projetos proprietários “Festival Tô ligado na Energia” e “Paxuá e Paramim” – personagens criados pelo músico Carlinhos Brown, que auxiliam, de forma interativa, no aprendizado sobre o consumo eficiente e seguro de energia.
A partir do Programa de Eficiência Energética, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), as distribuidoras da Neoenergia (Coelba, Celpe, Elektro e Cosern) disseminam conhecimentos aos mais de 13,9 milhões de clientes[, com foco na preservação dos recursos naturais e redução dos impactos ao meio ambiente.
Solange Ribeiro foi uma das debatedoras do painel “Engajando Jovens para um Futuro Sustentável”. Além de apresentar o Festival “Tô ligado na Energia” e “Paxuá e Paramim, a executiva falou sobre outro programa da Neoenergia: “Energia que Transforma”, que fornece conteúdo e metodologia para que educadores multipliquem o tema do uso eficiente da energia. De 2013 a 2018, o projeto capacitou 3.589 professores de 2007 escolas, em 657 municípios, com alcance de 370.730 alunos.
Outra ação da companhia destacada por Solange foi “Educação com Energia”, que prevê visitas a comunidades e instituições de ensino com uma unidade móvel educativa, e o “Projeto Aulas de Energia”, uma rede de espaços pedagógicos que auxiliam a compreensão sobre como a energia elétrica é gerada, seu percurso, custo e como utilizá-la de maneira  eficiente.
“Os investimentos socioambientais são uma prioridade da Neoenergia e integram a estratégia da companhia”, afirmou Ribeiro. Ainda segundo a executiva, para alcançar as metas da ONU de redução de emissões de gases de efeito estufa é necessário o empenho do governo, empresas e sociedade. “Por esse motivo, promovemos tecnologias de rede, geração de energia limpa e eficiência energética”, afirmou.