Modernização da rede envolve tecnologia desenvolvida pela Itron e Eletra
Os nomes são parecidos, então não vamos confundir: a concessionária Elektro, do grupo Neoenergia, está modernizando sua infraestrutura de distribuição com dispositivos criados pela Itron, em parceria com a Eletra Energy. O foco, segundo a Itron é usar a sua plataforma de rede Gen5 para “garantir eficiência energética, maior monitoramento da rede e melhor uso das informações para a concessionária”.
Na prática estamos falando de substituir os atuais medidores de eletricidade por modelos inteligentes da Eletra, uma parceira comercial autorizada da Itron, e que vai implantar a rede em três cidades (Atibaia, Nazaré Paulista e Bom Jesus dos Perdões), em 2019. O projeto é inicial, mas é bom entender que o grupo Neoenergia é o segundo maior distribuidor de energia elétrica do Brasil, cobrindo mais de 13,6 milhões de clientes.
O projeto nas três cidades paulistas envolve a instalação de 40 mil medidores Zeus, da Eletra, que vão funcionar na rede Gen5, da Itron. Com essa infraestrutura, a Elektro tem a missão de melhorar a qualidade do fornecimento e reduzir perdas comerciais nas três cidades usadas como piloto. A Itron também prestará serviços profissionais e de manutenção de software para garantir que a entrega, as operações e as atualizações dos softwares ocorram de forma confiável e previsível.
Na avaliação da Itron, a Elektro inicia um modelo de distribuidora como operadora do sistema energético, indo além do papel atual de operadora da rede. “Em uma rede multiplataforma, a empresa será capaz de integrar soluções inteligentes para a rede elétrica, como automação de distribuição e indicadores de controle de falha (FCIs), além de ajudar as cidades a integrarem soluções inovadoras como iluminação inteligente e controle de tráfego”, diz a nota oficial. Ou seja, todo um portfólio de digitalização, usando recursos de IoT.
“A combinação dos medidores inteligentes da Eletra com a rede da Itron vai melhorar nossa infraestrutura e a prestação de serviços para nossos clientes”, afirmou Heron Fontana, Superintendente de Smart Grids da Neoenergia. “Como a rede da Itron é compatível com o Wi-SUN, está alinhada com nossa estratégia de digitalização das redes usando padrões abertos, possibilita novas aplicações como automação de distribuição, iluminação pública, entre outras.”
Fonte: Elektro