Segundo levantamento do Portal Solar, 41,2% das empresas que atuam em GD solar trabalham com a fonte a menos de um ano
Ao total, as estimativas do setor dão conta de que as companhias que atuam neste segmento empregam atualmente 20 mil profissionais, com investimentos acumulados que ultrapassam R$ 4 bilhões em usinas de autogeração de energia em residências, comércios e indústrias. O Brasil já reportou a existência de mais de 80 mil sistemas fotovoltaicos instalados em telhados e pequenos terrenos, num total de 827 MW de potência instalada.
Em pesquisa realizada no primeiro semestre deste ano com mais de 1,5 mil empresas, o Portal Solar constatou que 41,2% das companhias trabalham com energia solar fotovoltaica a menos de um ano, 27,1% de um a dois anos, 19,5% de dois a três anos, e apenas 12,3% atuam mais de quatro anos. Outro dado é que 6% ultrapassaram a marca de 50 sistemas instalados, 57,9% instalaram de 10 a 50 sistemas e 36,4% ainda não completaram três instalações.
“Trata-se do nascimento de um segmento que, em questão de dois anos, será o maior dentro do setor elétrico”, aposta o CEO do Portal Solar, Rodolfo Meyer.