Complexo Apodi Solar entra em operação comercial no Ceará

postado em: Sem categoria | 0

Empreendimento de 162 MW vendeu energia no leilão de reserva de 2015

O complexo Apodi Solar (162 MW), em Quixeré, no Ceará, entrou em operação comercial, informaram as empresas Scatec Solar e Equinor. O empreendimento vendeu energia, por 20 anos, no leilão de energia de reserva de novembro de 2015. A usina solar está instalada a 218 km de Fortaleza (CE) e deve gerar cerca de 340 mil MWh por ano, suficientes para atender mais de 170 mil residências. A energia limpa produzida pelo complexo equivale a uma redução de emissão de cerca de 200 mil toneladas de CO2 por ano.

“Concluímos com sucesso nossa primeira operação de energia solar no Brasil e mais uma vez confirmamos nossa vocação como produtor independente de energia solar. Vemos isso como um passo importante para crescermos não apenas aqui, mas em outros países da América Latina”, diz Raymond Carlsen, CEO da Scatec Solar, antecipando que, nesse sentido, a empresa começará em breve a construção de um outro parque solar com capacidade de 117 MW, na Argentina também em parceria com a Equinor.

No mesmo tom, Pål Eitrheim, diretor de Soluções em Novas Energias da Equinor, destaca que a conclusão da Apodi Solar é o primeiro passo da empresa na indústria de energia solar e um marco importante para a companhia. “Com o complexo em operação e com nosso excelente trabalho em colaboração com a Scatec Solar, estamos acrescentando ao nosso portfólio o lucrativo mercado de energia solar e uma área chave no Brasil para nossa operação “, diz.

Segundo ele, o complexo faz parte da estratégia da multinacional em se tornar uma empresa abrangente no setor de energias, “transformando recursos naturais em combustível para as pessoas e em progresso para a sociedade”, complementa.

Em outubro de 2017, a Scatec Solar firmou uma joint venture (50/50) com a Equinor para construir, possuir e operar em larga escala parques solares no Brasil. A joint venture ficará responsável pela operação e manutenção, bem como a gestão de ativos do empreendimento. A participação dos sócios no Apodi Solar está distribuída da seguinte forma: Scatec Solar (43,75%), Equinor (43,75%) e a holding Apodi Participações (12,5%), composta pelas empresas brasileiras Z2 Power, Pacto Energia e Kroma Energia que lidera a holding.

A Scatec Solar agora detém 519 MW em parques de energia solar em operação, 895 MW em construção e cerca de 4,5 GW em processo de seleção e avaliação.